Aplicação WIFI da placa ESP32
Ao contrário do Bluetooth, a aplicação WIFI que se conecta com o dispositivo e não ao contrario como acontece na aplicação Bluetooth. Outra diferença notável e sua validação de conexão que costuma ser mais lenta.
Basicamente a placa gera um endereço que pode ser acessado de qualquer dispositivo desde que o mesmo esteja na mesma rede e que o firewall permita essa conexão.
Nesse experimento utilizaremos botões ON e OFF criados no código para envio de sinal que quando pressionados acendem ou desligam o LED.
Nessa primeira parte do código, adicionamos a biblioteca WIFI, definimos algumas variáveis para controle dos dados assim como validamos a conexão WIFI, observe que é utilizado uma estrutura de repetição (WHILE) para testar a conexão. Logo após ser validade a conexão, o endereço IP onde está situada a placa na rede exibirá na Porta Serial COM3.
Observa-se que o nome da rede e sua senha devem estar corretas para ocorrer a conexão.
A segunda parte do código é inserido na função loop conforme imagem acima. A Função Client é utilizada diversas vezes para controlar onde devem ser recebidos os dados assim como vai ser aparência da página web desenvolvida pela placa (cliente. Printl).
A utilização de estrutura de decisão IF também é utilizada para redefinir a pagina HTTP e ligar ou desligar o LED juntamente com uma estrutura de repetição WHILE utilizada para verificar a conexão, após a saída do dispositivo do endereço IP, exibira uma mensagem de que a conexão foi finalizada.
Abaixo a exibição do código na porta COM3 ao se conectar o dispositivo ao Endereço IP.
Botão OFF Pressionado
Botão ON Pressionado abaixo
Conclusão
Concluímos que WiFi e Bluetooth tem suas aplicações, vantagens e desvantagens. De modo que podemos utilizar juntos no mesmo código ou separadamente.
Ambos são utilizados para obtenção de informações e controle e tratativa da mesma.